ÁREA DESTINADA AO PLANO DE FORMAÇÃO DO AE LIXA

Plano de Formação do AE Lixa – 2018 – 2020

Para assegurar as necessidades formativas decorrentes da aplicação do disposto no Decreto-lei nº 41/2011, de 21 de fevereiro (Estatuto da Carreira Docente), em relação à Formação Contínua de Professores, complementado pelo Decreto Regulamentar n.º 26/2012 de 21 de fevereiro, no que diz respeito à Avaliação do Desempenho do Pessoal Docente, bem como ao estabelecido nos Decretos-Lei n.º 22/2014 e n.º 127/2015, apresenta-se o Plano de Formação do Agrupamento de Escolas da Lixa – Felgueiras, a operacionalizar nos anos letivos de 2018/2019 e 2019/2020, em parceria com o Centro de Formação de Associação de Escolas Sousa Nascente (CFAE-SN).
Em conformidade com o estipulado no Decreto Lei n.º 137/2012 (artigo 33.º), compete ao Conselho Pedagógico apresentar propostas e emitir parecer sobre o conteúdo do Plano de Formação e de Atualização do Pessoal Docente e Não Docente, sendo a aprovação do mesmo da responsabilidade do Diretor da Escola, ouvido também, no último caso, o município (Decreto Lei n.º 137/2012, art. 20.º).
Considerando o papel central que o Agrupamento de Escolas, em articulação com o Centro de Formação, deve desempenhar na conceção, organização e operacionalização da formação contínua dos profissionais da educação e destacando a importância de centrar a formação contínua dos profissionais da educação na qualificação do serviço público prestado pelas escolas, nomeadamente, no que concerne ao processo de ensino/aprendizagem e à consequente melhoria dos resultados escolares; o presente Plano de Formação pretende ser um instrumento onde se definem e organizam as prioridades de formação e atualização dos profissionais de educação do Agrupamento de Escolas da Lixa – Felgueiras, com base no respetivo Projeto Educativo (PEA), na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nos Decretos-Lei n.º 54/2018 e 55/2018, ambos de 6 de julho, e no Plano Anual de Atividades (PAA), bem como nas necessidades decorrentes do funcionamento organizacional da instituição escolar.

Plano de Formação do AE Lixa – 2018 – 2020

Para assegurar as necessidades formativas decorrentes da aplicação do disposto no Decreto-lei nº 41/2011, de 21 de fevereiro (Estatuto da Carreira Docente), em relação à Formação Contínua de Professores, complementado pelo Decreto Regulamentar n.º 26/2012 de 21 de fevereiro, no que diz respeito à Avaliação do Desempenho do Pessoal Docente, bem como ao estabelecido nos Decretos-Lei n.º 22/2014 e n.º 127/2015, apresenta-se o Plano de Formação do Agrupamento de Escolas da Lixa – Felgueiras, a operacionalizar nos anos letivos de 2018/2019 e 2019/2020, em parceria com o Centro de Formação de Associação de Escolas Sousa Nascente (CFAE-SN).
Em conformidade com o estipulado no Decreto Lei n.º 137/2012 (artigo 33.º), compete ao Conselho Pedagógico apresentar propostas e emitir parecer sobre o conteúdo do Plano de Formação e de Atualização do Pessoal Docente e Não Docente, sendo a aprovação do mesmo da responsabilidade do Diretor da Escola, ouvido também, no último caso, o município (Decreto Lei n.º 137/2012, art. 20.º).
Considerando o papel central que o Agrupamento de Escolas, em articulação com o Centro de Formação, deve desempenhar na conceção, organização e operacionalização da formação contínua dos profissionais da educação e destacando a importância de centrar a formação contínua dos profissionais da educação na qualificação do serviço público prestado pelas escolas, nomeadamente, no que concerne ao processo de ensino/aprendizagem e à consequente melhoria dos resultados escolares; o presente Plano de Formação pretende ser um instrumento onde se definem e organizam as prioridades de formação e atualização dos profissionais de educação do Agrupamento de Escolas da Lixa – Felgueiras, com base no respetivo Projeto Educativo (PEA), na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nos Decretos-Lei n.º 54/2018 e 55/2018, ambos de 6 de julho, e no Plano Anual de Atividades (PAA), bem como nas necessidades decorrentes do funcionamento organizacional da instituição escolar.

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