O Agrupamento de Escolas da Lixa possui três bibliotecas integradas na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE): a biblioteca da Escola Sede do Agrupamento (ESL), a biblioteca da E.B. 2,3 Dr. Leonardo Coimbra (EBLC) e a biblioteca do Centro Escolar da Lixa (CEL). Estas duas apoiam as outras escolas e jardins de infância do agrupamento onde não existe biblioteca instalada.

As bibliotecas do agrupamento são espaços educativos essenciais ao desenvolvimento da missão da escola, contribuindo para a formação, informação e dinamização da comunidade educativa. Constituídas por um conjunto significativo de de recursos bibliográficos e de equipamentos e geridas por uma equipa de professores e assistentes operacionais, as bibliotecas procuram contribuir para o   desenvolvimento   das   competências   de   leitura,  de competências para acesso à informação e sua utilização de forma eficaz e ética, de competências digitais, do desenvolvimento do espírito crítico e do desenvolvimento de autonomias de aprendizagem. Para além disto, as bibliotecas proporcionam também o acesso  autónomo  aos  seus  espaços  e  recursos,  permitindo  o  desenvolvimento  do  gosto  pela  autoaprendizagem e o desenvolvimento de competências de aprendizagem ao longo da vida.

O espaço nuclear das bibliotecas é organizado por áreas funcionais que se distinguem pela natureza das atividades que decorrem em cada uma delas, as quais determinam o mobiliário, o equipamento e o material a disponibilizar. Neste espaço nuclear distinguem-se as seguintes áreas funcionais: área de acolhimento, área de leitura informal, área multimédia, área de leitura áudio e vídeo, área de leitura de material impresso e área de produção gráfica e ludoteca.
 
As áreas funcionais das BE são de livre acesso à comunidade escolar e local: alunos, professores, pais e encarregados de educação, parceiros e público em geral. No caso dos utilizadores externos, estes devem solicitar um cartão de utilização para poderem ter acesso aos diversos serviços.