2016 - Rankings de escolas

O leitor mais atento constatará que, para uma mesma escola, podem surgir posições e médias distintas nos diferentes rankings das escolas. Isto acontece porque os vários meios de comunicação social adotam critérios de seriação desiguais nos cálculos feitos a partir das bases de dados disponibilizadas pelo Ministério da Educação. Em comum têm uma hierarquização das escolas de acordo com as médias nas provas/exames nacionais.

O Secretário de Estado da Educação João Costa ressalva “Embora, nos últimos anos, se tenham vindo a integrar variáveis de contexto, esta seriação de escolas compara, por vezes, o que não é comparável e oferece um retrato bastante parcelar do trabalho desenvolvido.” Leia o artigo completo em  http://sol.sapo.pt/artigo/538791/o-que-os-rankings-nao-mostram-por-joao-costa

Deixamos na página do Agrupamento algumas notas sobre dados veiculados em duas das plataformas de informação: Expresso/SIC (http://expresso.sapo.pt/ranking-das-escolas-2016) ePÚBLICO/Católica Porto Business School https://www.publico.pt/ranking-das-escolas-2016.

Relativamente ao Ensino Secundário, no ranking 2016 Expresso/SIC, a Escola Secundária da Lixa ocupa a posição 79 entre todas as escolas que realizaram mais de cem provas (média de 11,72 em 318 provas realizadas), com uma subida de 172 lugares na lista geral (comparando com o ranking de 2015). Considerando apenas as escolas públicas onde se realizaram mais de cem provas, a Escola Secundária da Lixa é a 30.ª a nível nacional, a 7.ª do distrito do Porto, sendo a 1.ª das escolas da região do Tâmega e Sousa e do concelho de Felgueiras.

Ainda relativamente ao Ensino Secundário, no ranking 2016 PÚBLICO/Católica Porto Business School, a Escola Secundária da Lixa ocupa a posição geral 99 (média de 11,34 valores em 341 provas realizadas, muito acima do valor esperado de referência de 9,91 valores associado aos contextos socioeconómicos). Surge no top 100 geral nacional às disciplinas de: Português, média 12,05 – 1.ª do concelho, 2.ª pública do distrito; Matemática A, média 12,69 – 1.ª do concelho, 6.ª pública do distrito; Física e Química A – média 12,03 e MACS, média 12,77.

Relativamente ao 3.º Ciclo do Ensino Básico, no ranking 2016 Expresso/SIC, o Agrupamento de Escolas da Lixa ocupa a posição geral 623 em 1230 escolas listadas (média de 50,56 pontos em 302 provas realizadas), o que representa uma subida 164 lugares (comparando com o ranking de 2015). Considerando apenas as escolas públicas onde se realizaram mais de cinquenta provas, a Escola Secundária da Lixa é a 409.ª a nível nacional, a 59.ª do distrito do Porto, sendo a 2.ª do concelho de Felgueiras.

Nesta linha, o Agrupamento de Escolas da Lixa congratula-se sobretudo, mais do que com os números, com o sucesso individual de cada um dos nossos alunos que, tendo realizado provas/exames nacionais, concluíram um ciclo de estudos e, particularmente aqueles que, após o Ensino Secundário, estão hoje a frequentar no Ensino Superior o Curso/Área que sonharam. Felicidades para todos!